Aparelho Ortodôntico

O que são?

A ortodontia estuda o desenvolvimento da face, bem como o desenvolvimento de todas as dentições decídua (de leite) e permanente e seus desvios de normalidade, prevenindo, interceptando e corrigindo as más oclusões dentárias, permitindo a harmonização de um sorriso correto e belo.

Por que realizar o tratamento?

  • A importância do tratamento ortodôntico é restabelecer a oclusão dentária (perfeito engrenamento dos dentes superiores com os inferiores), que é fundamental para a correta mastigação.
  • Evita problemas respiratórios, deglutição, fonação e articulação temporomandibular (ATM). Além disso, os dentes estarão alinhados.

Como é o tratamento?

Não existe idade máxima para a realização de tratamento ortodôntico, embora no paciente adulto alguns cuidados especiais.

Aparelhos fixos são unidos aos dentes através de uma substância adesiva; são compostos por bráquetes (metálicos, plásticos ou cerâmicos), tubos e anéis, que suportam o arco metálico responsável pela movimentação dentária. Permitem maior movimentação dos dentes e independem da colaboração do paciente.

Aparelhos removíveis são encaixados na boca, podendo ser retirados pelo paciente ou pelo ortodontista, e dependem da colaboração do paciente. Podem ser ortodônticos, os quais realizam pequenas movimentações dentárias; ou ortopédicos, utilizados nas correções de alterações esqueléticas (ósseas).

Uma das opções mais procuradas é o aparelho estético. A diferença dele para o aparelho fixo  ou removível, é na questão de beleza. Eles são mais discretos e mais bonitos. O material pode ser tanto a porcelana ou zafira, tirando aquele “ar metálico” que os aparelhos ortodônticos ficaram conhecidos.